terça-feira, 1 de maio de 2012

Live in U.S.A.: Wilhelmina Models

Tenho percebido que muita gente por aí não conhece nada do mercado, principalmente da história do mercado do internacional e acima de tudo, o mercado norte-americano que é afinal a central do mercado de modelos no mundo. Pensando nisso, resolvi criar uma série de matérias para mostrar a vocês um pouco mais da história das maiores agências do mundo, que ficam em Nova York. Vamos lá?

WILHEMINA MODELS


A agência americana Wilhelmina Models foi lançada em 1967 pela super model holandesa Wilhelmina Cooper. Após se tornar mundialmente famosa durante os anos 50 e 60, sendo modelo da agência Ford Models, Wilhelmina resolveu fundar sua própria agência, que mais tarde se tornou uma grande empresa de sucesso.  De lá surgiu modelos históricas como Naomi Sims, a primeira norte-africana a ser considerada uma super model, e a polêmica Gia Carangi. 
A agência passou por crises no início dos anos 80, após a morte de Wilhelmina Cooper em 1980,  mas em 1988 a agência foi vendida para o grupo Horst-Dieter Esch por 05 milhões de dólares. 
Hoje a agência é um super empreendimento e tem vários acionistas, sendo a NewCastle Partners a maior acionista. 
As agências de modelo nos Estados Unidos são vistos como empresas comuns por seus donos, que na maioria, são homens de negócios e grupos empresariais que fazem investimentos para ter retornos e não como esses russos e suíços que aterrizam no Brasil investindo para ter sexo como retorno. Quando vamos ter um mercado brilhante e lucrativo como o americano? 

Nenhum comentário: